O síndico é o responsável pela gestão do condomínio. Sendo o responsável direto pelo condomínio, pronto para manter a ordem, a disciplina, a segurança, a legalidade e a limpeza do condomínio. A função de síndico é definida pelo Código Civil, mas em algumas convenções inclui algumas particularidades, que não prevalece as autonomias já previstas em Lei.
O síndico não é um empregado, não tem vínculo empregatício, e não assina nenhum contrato quando toma posse. É simplesmente um síndico eleito, que tem totais garantias de seus direitos asseguradas por Lei, que para se habilitar no cargo basta apenas ser eleito por maioria de votos em uma eleição convocada para este fim. Mas vale lembrar que por outro lado, também é obrigado a responder pelos seus atos, representando o condomínio, suas decisões devem estar alinhadas as determinações da assembleia.
O cargo de síndico é um cargo eletivo e sem critérios específicos. O síndico pode ser qualquer pessoa que tenha mais de 18 anos, sem formação específica ou nível de escolaridade mínimo exigido. Com isso, o síndico precisará de toda assessoria profissional disponível para atender todas as demandas do condomínio. Sendo assim, o síndico não é o responsável por executar as tarefas de manutenção. Porém é o responsável por manter o condomínio funcionando perfeitamente, zelando pelo bom serviço e com o melhor custo benefício.
Não é papel do síndico, intervir em situações de riscos ou tentar realizar algum tipo de serviço de manutenção sem que tenha o conhecimento específico. As intervenções do sindico serão validas, sempre que ocorrer alguma situação que necessite de um mediador. Assim, o sindico vai intervir de forma mediadora e pacificadora.
Comments